Category: Blog


Knauf Connecting Ideas – 1ª webinar sobre arquitetura de diferentes países

O primeiro evento online acontece em 12 de maio, quarta-feira.

Knauf Connecting Ideas - 1ª webinar sobre arquitetura de diferentes países O primeiro evento online acontece em 12 de maio, quarta-feira.

A Knauf apresenta o 1º webinar gratuito de uma série de encontros, que serão transmitidos simultaneamente em 6 países em que a Knauf está presente: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Portugal e Espanha.

O tema do I Encontro “Connecting Ideas” será Saúde nos edifícios, que acontecerá no próximo 12 de maio (quarta-feira) às 11h (horário de Brasília), onde especialistas mundiais em arquitetura falarão sobre saúde em edifícios ao redor do mundo.

O evento contará com a presença de diversos arquitetos destes países, como Toni Solanas, arquiteto e autor do livro “Habitação e Sustentabilidade em Espanha”; Pablo Swiecicki, Diretor Geral da ESARQ, Estudio Swiecicki Arquitetos, da Argentina; e Fernanda Aguirre, CEO do Green Building Council, do Chile.

As apresentações serão moderadas por Gloria Gómez, doutorada em arquitetura e investigadora espanhola com especialização em sustentabilidade no ambiente construído e arquitetura bioclimática.

O evento terá início nos horários seguintes, de acordo com os diversos países, e as respetivas inscrições podem ser feitas neste link

Espanha – 16:00h
Portugal – 15:00h
Argentina – 11:00h
Chile – 10:00h
Brasil – 11:00h
Colômbia – 9:00h

Este encontro é o primeiro do projeto“Connecting Ideas”, onde se pretende abordar as questões mais prementes e atuais do setor da arquitetura e da construção, contando com a experiência de oradores de elevada reputação a nível internacional. Os próximos encontros online estão agendados para junho e setembro.

A #Arquitetura nos une, e a #Knauf se conecta com as pessoas!

Você conhece o conceito de arquitetura modular?

Este método construtivo está cada dia mais em alta nos últimos anos com diversas vantagens, que se assemelham com o Drywall. Saiba mais aqui.

Você conhece o conceito de arquitetura modular?

Você conhece o conceito de arquitetura modular?

Este método construtivo está cada dia mais em alta nos últimos anos com diversas vantagens como: flexibilidade na localidade, sustentabilidade, rapidez e eficiência na construção.

Há diversas vantagens que se assemelham com o Drywall, no qual possibilitam na criação de diversos cômodos, de acordo com a necessidade do ambiente.

Foi esta opção sustentável e econômica que levou o arquiteto Fernando Fonseca a criar um canal no YouTube, o “Sua Casa Container”, para dar dicas após ele mesmo construir a sua casa.

 

8 motivos para usar chapa cimentícia Aquapanel® em suas obras

As placas cimentícias vem ganhando espaço nas obras e você sabia que, além das chapas de Drywall, a Knauf comercializa chapas cimentícias no Brasil?

8 motivos para usar chapa cimentícia Aquapanel® em suas obras As placas cimentícias vem ganhando espaço nas obras e você sabia que, além das chapas de Drywall, a Knauf comercializa chapas cimentícias no Brasil?

As chapas Aquapanel® Universal são placas cimentícias e possuem 8mm de espessura, 1,2 m de largura e comprimento de 2,4 m; são indicadas para aplicações em áreas externas, mas também podem ser utilizadas em áreas internas como banheiros, saunas e cozinhas.

Confira abaixo 8 benefícios que farão a diferença na qualidade do seu trabalho e da sua obra.

1- RESISTENTE À UMIDADE

A Aquapanel® Universal são fabricadas à base de cimento Portland, agregados leves e malha de fibra de vidro proporcionando resistência total à umidade. Seus constituintes também garantem resistência à álcalis e à proliferação de fungos embolorantes (mofo).

2- LEVEZA

Com um peso aproximado de 8 kg / m², a chapa é muito leve permitindo fácil manuseio, movimentação nos andaimes e instalação.

3- ESTÁVEL

As chapas Aquapanel® Universal possuem uma excelente estabilidade. Isso quer dizer que, quando em contato com umidade e o ambiente externo, as chapas possuem uma variação de suas dimensões muito pequena garantindo durabilidade adequada à fachada e menor necessidade de juntas de dilatação.

4- RESISTENTE AO FOGO

As chapas Aquapanel® Universal são incombustíveis, não pegam fogo e por isso possuem classificação A1.

5- FLEXÍVEL

As camadas de fibra de vidro na composição das chapas Aquapanel® Universal proporcionam maior estabilidade e, ao mesmo tempo, flexibilidade. Essas chapas podem se curvar em raios de até 1 m.

6- NÃO OCORRÊNCIA DE FISSURAS

Com a instalação correta e uso de acessórios do sistema Aquapanel®, as instalações terão acabamentos superficiais lisos e homogêneos sem a presença de trincas e fissuras, garantindo qualidade e durabilidade no acabamento da obra.

7- PARAFUSAMENTO

A instalação das chapas é muito simples:  parafuso é fixado diretamente, com o uso de uma parafusadeira, na estrutura, economizando tempo de instalação. As bordas das chapas também possuem tratamento EasyEdge® que garante maior resistência nessas regiões.

8- FÁCIL DE CORTAR

As chapas Aquapanel® Universal possuem todos os benefícios das chapas para construção à seco. Assim, para cortar basta a utilização de estilete, não sendo necessário a realização de nenhuma outra etapa extra. Essa característica faz com que a geração de poeira durante o processo de corte seja a mínima possível.

Escolha as chapas Aquapanel® para as suas obras e tenha mais praticidade, qualidade e eficácia nas suas instalações.

Confira as dicas para proteger seu pet do barulho dos fogos neste fim de ano!

Fim de ano chegando e com ele uma preocupação a mais para os bichinhos de estimação. Geralmente, os pets são os que mais sofrem com o barulho dos fogos de artifícios.

Mas o que fazer para proteger seu pet?

Algumas dicas podem ajudar a amenizar o sofrimento dos nossos amigos de quatro patas durante as celebrações do fim do ano, além de mantê-los seguros. Confira algumas delas:

–  Coloque uma placa de identificação no seu cão ou gato. Assim, caso ele fuja, com medo dos fogos de artifícios, poderá ser encontrado mais facilmente.

– Acomode e acolha seu bichinho em um lugar seguro. Ligue a TV ou o rádio em volume alto para que o susto com os barulhos dos fogos não seja tão alto.

– Feche portas e janelas para evitar a fuga do seu pet.

– Evite alimentar o seu bichinho durante a queima de fogo e oferece alimentos leves durante o dia. O pânico produzido pelo barulho pode causar distúrbios digestivos e vômito.

– Não deixe, em hipótese nenhuma, seu pet preso na coleira ou acorrentado, pois ele pode acabar se enforcando em função do pânico.

– Se o seu bichinho de estimação fica muito agitado com o barulho dos fogos, tente colocar, com muito cuidado, tampões de algodão nos seus ouvidos. Esse procedimento ajudará muito a aliviar o desespero que ele sente na hora dos fogos.

– Caso seja inevitável deixar o animal sozinho, procure fechar portas e janelas para abafar, ao máximo, os barulhos dos fogos ou leve-o para algum hotel para pets.

A casa “protegida” também pode ajudar

Além dessas dicas, outros cuidados com a casa podem ser tomados para aliviar esse estresse dos bichinhos Sistemas de alta performance acústica podem ajudar, e muito, a cuidar do seu pet nessa época de festas.

Segundo a Associação Brasileira do Drywall, o sistema construtivo que atende com maior facilidade a todas as exigências da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575:2013 no que diz respeito ao conforto e isolamento acústico é o Drywall. Por isso, a instalação dos sistemas de Drywall pode contribuir muito para o conforto acústico dos ambientes, além de ajudar a minimizar a entrada de ruídos externos.

São várias as soluções acústicas que podem ajudar, entre elas, os sistemas de parede em Drywall. Indicados para separarem ambientes internos, como quartos e salas, este sistema oferece um ótimo índice de isolamento acústico, que pode variar de 42 a 47 dB.

Outra solução são as chapas Cleaneo. Elas possuem um alto índice de absorção sonora, além de um design inovador e são ótimas para o conforto acústico. Completadas com os sistemas de paredes e tetos em Drywall, fazem do ambiente um local de altíssimo conforto acústico para você e seu pet.

Texto: Priorité Comunicação

Conheça os tipos de acabamentos em Drywall: dicas de como fazer

Saiba quais são os níveis de acabamentos, quais os principais erros e dicas na hora do acabamento no Drywall

1 – Pintura no Drywall

Para a realização de pintura de uma superfície em Drywall de qualidade, é importante saber os 2 fatores principais: preparação da superfície a ser pintada e aplicação correta do sistema de pintura.

Preparar a superfície a ser pintada

As superfícies a serem pintadas devem encontrar-se planas e isentas de deformações como buracos e massas. O tratamento das juntas deverá ser efetuado conforme as recomendações dos manuais técnicos da Knauf do Brasil, especialmente se a massa (Readyfix ou Fastfix Knauf) estiver seca, com a fita aderida e sem bolhas. Após a cura da massa utilizada e com auxílio de uma lixadeira manual, lixar (com lixas 120 e 180) as rebarbas, os ressaltos e as ondulações que existirem.

Aplicar correta do sistema de pintura

Uma vez escolhido o tipo de tinta, pode-se dar início a aplicação do sistema de pintura que consiste de fundo, nivelamento e acabamento:

Fundos – correção de determinadas condições da superfície, como calcinação ou absorção excessiva, ou mesmo como proteção inicial e para torná-la homogênea. Use selador acrílico (em paredes que nunca foram pintadas) e fundo preparador de paredes (para repintura).

Antes de passar à próxima etapa, aguardar a secagem, de acordo com as informações do fabricante do produto.

Nivelamento – deve ser executado somente para correção, caso existirem pequenas imperfeições. Se for feito com massa corrida, é necessário lixar a área tratada após a secagem, para retirada das imperfeições.

Acabamento – o produto aplicado como acabamento deve conferir à pintura todas as características visíveis de qualidade, desempenho e resultado esperados. Antes de iniciar esta etapa, a superfície deve estar limpa e com ausência de pó. O número de demãos aplicadas dependerá da qualidade do produto bem como se o acabamento está a contento. Utilizar tinta acrílica ou tinta PVA. Para pintura no Drywall, recomenda-se rolo de pelo de lã baixo

DICA: Para Drywall não deve ser usada CAL como acabamento.

2 – Revestimentos cerâmicos, azulejos e madeira

Para aplicação de revestimentos cerâmicos, azulejos e madeira em Drywall é importante seguir as principais recomendações:

Aplicar argamassa colante do tipo AC II ou AC III para colagem do revestimento cerâmico. No caso de áreas úmidas com chapas de Drywall Resistente à Umidade (RU), utilizar montantes a cada 400 mm ou, caso o espaçamento seja de 600 mm, utilizar chapas duplas.

Recomenda-se a utilização de rejuntes flexíveis nos encontros em ângulos e para estruturas mais deformáveis.

Importante lembrar também no peso máximo da cerâmica. Os sistemas de Drywall suportam peso máximo da cerâmica de aproximadamente 35 kg/m2, e deve ser fixada com argamassa colante do tipo AC III.

3 – Papel de Parede

Sim! É possível aplicar papel de parede ou adesivo sobre o Drywall.

O procedimento de instalação deste acabamento é bem simples! O Drywall possui a vantagem de ser industrializado e de proporcionar uma superfície muito lisa, facilita a aplicação de papeis de paredes.

Para instalação é fundamental aplicar uma demão de selador na superfície em que será aplicado o papel de parede. Mas lembre-se! É sempre importante consultar o fabricante do produto a ser utilizado quanto ao tipo de cola apropriado.

Conheça 3 tipos mais comuns de chapas de Drywall e escolha a ideal para o seu ambiente.

Saiba quais são os critérios importantes para escolha da chapa de Drywall ideal para o seu projeto.

Qual é a chapa de Drywall ideal para o meu ambiente?

Áreas e ambientes secos: paredes, tetos e revestimentos

A chapa de Drywall Standard ou mais conhecimento como “chapa branca” é indicada para uso geral. Sua utilização pode ser em paredes, tetos e revestimentos de áreas secas.

A chapa ST é flexível e possibilita curvamento. Possui facilidade de manuseio durante a instalação e compatibilidade com projetos de iluminação e instalação de ar condicionado.

Áreas e ambientes úmidos: cozinhas domésticas ou industriais, copas, banheiros, lavabos, lavanderias, varandas, refeitórios, vestiários e demais espaços similares em residências e edifícios comerciais ou públicos.

A chapa de Drywall Resistente à umidade (RU), também conhecida como “chapa verde” é ideal para ambientes úmidos, por conter em sua composição, elementos hidrofugantes, que repelem a água, protegendo assim os sistemas de Drywall contra respingos, escorrimento de água e contra o vapor d’água condensado.

É ideal para ambientes que serão instalados revestimentos, como azulejos, porcelanato, assim como revestimentos fenólicos e pintura com tinta epóxi.

Áreas que necessitam de maior tempo de resistência ao fogo: salas de TI e servidores, rotas de fuga e saídas de emergência, corredores, caixas de escadas, bunkers, galpões industriais e comerciais, escadas com necessidade de proteção ao fogo.

A chapa de Drywall Resistente ao fogo (RF) é também conhecida como “chapa rosa” e contém em sua composição, elementos como vermiculita e fibra de vidro, que possuem a propriedade de retardar a propagação das chamas, aumentando a sua resistência ao fogo.

A chapa rosa (RF) segue a norma ABNT NBR 14715:2010 e quanto ao seu comportamento no caso de incêndio, atende plenamente às exigências do Corpo de Bombeiros.

Sistemas Drywall e a Construção 4.0

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em todos os segmentos, inclusive na Construção civil. Conheça mais sobre as novas tendências da Construção 4.0, e como o Drywall Knauf se destaca para o futuro.

Construção 4.0

A construção civil segue rumo à Construção 4.0, que abrange automação no canteiro de obras, gestão de projetos através de softwares e emprego de novas tecnologias construtivas, como a impressão 3D, Big Data e o BIM (Building Information Modeling).

Os conceitos destas novas tendências, seguem os da Indústria 4.0, já consolidada principalmente no setor automobilístico. Neste segmento, os ganhos de produtividade, redução de custos e de economia de recursos naturais são notórios.

A Construção 4.0 não prioriza apenas a manufatura de produtos, mas dá grande importância aos cuidados que se deve ter com os projetos e às exigências do mercado sempre atento, também, às exigências normativas. No mundo todo, a demanda por materiais de construção segue de acordo com as exigências do mercado e confronta fabricantes em fatores como redução de falhas e de custos de produção, aumento da eficácia e produtividade, além da preocupação com a legislação ambiental.

Construção 4.0 no Brasil

A indústria brasileira ainda está se familiarizando com a digitalização na construção civil e as novas demandas da Construção 4.0.

A tendência na construção civil, seguindo a nova revolução, é que depois do projeto pronto, segue-se para a etapa de montagem, em que fornecedores entregarão o material pré-fabricado, pré-moldado e técnicos especializados farão a montagem. Não haverá mais espaço para tijolo sobre tijolo, e para isso temos que estar preparados, e acima de tudo capacitados para esse cenário.

Os sistemas Drywall (gesso acartonado), como paredes de Drywall, forros, tetos de Drywall e revestimentos se adequam perfeitamente a essa nova forma de construção, possibilitando maior facilidade de transporte e entrega, maior agilidade e praticidade na montagem, economia de tempo e recursos naturais, além de resíduos 100% recicláveis.

Knauf na Mídia #05.2020: Pós-pandemia: espaços residenciais e comerciais terão que se adaptar

Como será a ocupação dos espaços residenciais e comerciais pós-pandemia? Ao que tudo indica, o mundo terá que repensar os ambientes já construídos e adaptá-los à nova realidade. Mas como transformar e adaptar esses espaços às necessidades atuais? Confira mais aqui.

Knauf na Mídia #05.2020: Pós-pandemia: espaços residenciais e comerciais terão que se adaptar Drywall é ótimo aliado no processo de transformação dos ambientes construídos

Como será a ocupação dos espaços residenciais e comerciais pós-pandemia? Ao que tudo indica, o mundo terá que repensar os ambientes já construídos e adaptá-los à nova realidade. O que sabemos é que o home office hoje é uma realidade, que cômodos residenciais e comerciais estão se adequando a novas necessidades e que as áreas comuns dos prédios devem ganhar outras finalidades, como possibilidades de adaptação dos ambientes em áreas Gourmet, por exemplo. Mas como transformar e adaptar esses espaços às necessidades atuais?

As vantagens que o sistema de construção a seco (Drywall) proporciona como rapidez na execução, flexibilidade no layout, ótimo desempenho acústico e geração de menos resíduo durante a obra, são exemplos que tornam o Drywall o aliado perfeito na etapa de transformação dos ambientes.

#KnaufnaMidia: Confira as matérias que a Knauf obteve destaque e saiba mais detalhes sobre como o Drywall pode auxiliar na transformação dos ambientes pós-pandemia.

Portal Segs

Portal Mercado Imobiliário

Portal Barra Up

Portal Monitor Mercantil 

 

Texto: Priorité Comunicação 

Você sabia que o Drywall suporta a instalação de prateleiras e de outros tipos de objetos?

Bancadas e armários, prateleiras, quadros, suportes para TV e microondas, espelhos, entre outros objetos, podem ser fixados diretamente nas paredes construídas com sistemas Drywall.

Você sabia que o Drywall suporta a instalação de prateleiras e de outros tipos de objetos? Bancadas e armários, prateleiras, quadros, suportes para TV e microondas, espelhos, entre outros objetos, podem ser fixados diretamente nas paredes construídas com sistemas Drywall.

Muita gente se pergunta se o sistema Drywall consegue suportar a instalação de alguns objetos fixados nas paredes assim como é feito nas tradicionais alvenarias (bloco, tijolo e argamassa). A resposta é SIM. Para isso, é necessária utilização de buchas especiais para Drywall, também conhecidas como “buchas para ocos”, e parafusos ou ganchos correspondentes.

Esses materiais são facilmente encontrados nos depósitos de materiais de construção próximo à sua casa ou nos grandes home centers.

Um quadro ou um porta-retratos (até aproximadamente 5 kg) podem ser fixadas em qualquer ponto da parede. Já cargas mais pesadas, como armários de cozinha, exigem reforços internos nas paredes. Em uma reforma, os reforços para cargas pesadas podem ser colocados antes do parafusamento das chapas na estrutura, o que torna ainda mais fácil a tarefa de fixação.

Dicas para inovar seus projetos com Drywall

Na hora de inovar com o uso do Drywall é importante ter bastante conhecimento técnico, das especificações e das instalações do material e sistema. Saiba aqui como criar inovações e possibilidades com o Drywall.

Estante ou nichos nas paredes

Por se tratar de um sistema leve e prático, a chapa de Drywall pode ser cortada e redimensionado de acordo com a sua necessidade, possibilitando a criação de estantes ou nichos nas paredes.

Para esse tipo de sistemas, recomendamos uma conversa direta com o instalador de Drywall de sua confiança, pois é preciso dominar as técnicas de instalação e as características de cada elemento do sistema Drywall, como placas, perfis e parafusos, de forma a se obter uma estante, que suporte as cargas que serão inseridas no móvel.

Projeto da foto: Escritório de Advocacia instalado por Bola de Gesso

Cabeceiras em Drywall

Adaptando-se com muita facilidade aos espaços e dimensões, também é possível estruturar cabeceiras de cama com Drywall. Suas superfícies planas fazem com que o Drywall possa servir de base para recebimento de diversos tipos de acabamentos como: pintura, papel de parede, tecidos, adesivos e vinis, entre outros.

Mas lembre-se, caso você queira realizar assentamento cerâmico como o acabamento, é obrigatório o uso da chapa RU (Drywall resistente à umidade, ou chapa verde), pois essa possui as propriedades adequadas para a aderência da argamassa colante.

Flexibilidade de layouts dos ambientes

Hoje vivemos na era dos apartamentos pequenos como studios e flats. Mas, apesar da proposta destes imóveis seja oferecer os cômodos conjugados, muitas vezes é necessário a criação de algumas separações de ambientes. Desta forma, devido ao seu baixo peso e sua facilidade de instalação, o sistema Drywall pode dar vida a esse projeto.

Outro ponto importante é entender bem a necessidade inerente a esse “novo cômodo”, afim de se instalar um sistema Drywall adequado. Por exemplo, caso você precise um ambiente com maior isolamento acústico, você pode utilizar a instalação de 2 chapas brancas (Standard convencionais ou ST) de cada lado da parede ou até mesmo utilizar uma chapa com maior desempenho acústico, como a Phonik.