Como Knauf toca a música mais perfeita do mundo no Elbphilharmonie

O Hamburgo Elbphilharmonie é um projeto arquitetônico e artístico, que fornece com precisão matemática: a acústica.

Elbphilharmonie nasceu da combinação dos mais avançados recursos arquitetônicos, tecnológicos, acústicos e de construção. Tudo isso é mensurável. O resultado, a imersão perfeita na música, é imensurável e, portanto, difícil de descrever em palavras, com a exceção talvez de uma: a beleza.

Isso porque, o auditório com capacidade para 2.100 pessoas – a maior das três salas que abrigam o prédio de 110 metros de altura, o mais alto da cidade – foi criado com um desenho paramétrico. Este é um processo pelo qual os designers desenvolveram o objeto usando algoritmos, com os quais cada um dos mais de 10.000 painéis acústicos de fibra de gesso diferentes foram produzidos pela Knauf.

O resultado é o som particular do Elbphilharmonie, criado pelo estúdio de arquitetura suíço Herzog & De Meuron, que trabalhou com o designer acústico japonês Yasuhisa Toyota para alcançar a qualidade sonora desejada.

“Um dos meus principais objetivos é que o público possa ouvir da mesma maneira em qualquer lugar da sala, independentemente de estar na primeira ou na última fileira”, disse Toyota. “Para conseguir isso, a acústica tem que concordar diretamente com o estúdio de arquitetura. Se houvesse um material que fosse excelente para a acústica, mas que não combinasse ou harmonizasse com o conceito de design, seria a acústica quem deveria dar um passo para trás”.

O complexo cultural – que inclui também 45 apartamentos exclusivos, o hotel Westin Hamburg, restaurantes e vistas panorâmicas, bem como um ponto de vista – domina a cidade com seu perfil de proa espetacular, que se abre como um divisor de águas em Hamburgo. A imersão acústica no Elbphilharmonie evoca, com magnífica dimensão e qualidade, a magia do caracol que emite o sussurro do mar quando o leva ao ouvido.

Você é arquiteto e quer saber mais sobre este projeto? Cadastre-se no ArqClub e receba novidades exclusivas de projetos diferenciados.