Conheça 3 tipos mais comuns de chapas de Drywall e escolha a ideal para o seu ambiente. Saiba quais são os critérios importantes para escolha da chapa de Drywall ideal para o seu projeto.

Para cada necessidade de projeto, a Knauf possui um tipo de chapa de Drywall específica para atender à essa necessidade. Para cada caso, é importante analisar alguns critérios para a correta escolha da chapa de Drywall ideal para o ambiente.

A construção a seco, ou Drywall, é normatizada para os sistemas de paredes de vedação interna, tetos, forros removíveis e revestimentos, estes como shafts ou acabamentos de superfícies irregulares. O Drywall também pode ser instalado em montagem de mobiliário fixo, cortineiros e elementos decorativos como sancas e nichos, por exemplo.

Conheça os 3 tipos mais comuns de chapas de Drywall:

Qual é a chapa de Drywall ideal para o meu ambiente?

Áreas e ambientes secos: paredes, tetos e revestimentos

A chapa de Drywall Standard ou mais conhecimento como “chapa branca” é indicada para uso geral. Sua utilização pode ser em paredes, tetos e revestimentos de áreas secas.

A chapa ST é flexível e possibilita curvamento. Possui facilidade de manuseio durante a instalação e compatibilidade com projetos de iluminação e instalação de ar condicionado.

Áreas e ambientes úmidos: cozinhas domésticas ou industriais, copas, banheiros, lavabos, lavanderias, varandas, refeitórios, vestiários e demais espaços similares em residências e edifícios comerciais ou públicos.

A chapa de Drywall Resistente à umidade (RU), também conhecida como “chapa verde” é ideal para ambientes úmidos, por conter em sua composição, elementos hidrofugantes, que repelem a água, protegendo assim os sistemas de Drywall contra respingos, escorrimento de água e contra o vapor d’água condensado.

É ideal para ambientes que serão instalados revestimentos, como azulejos, porcelanato, assim como revestimentos fenólicos e pintura com tinta epóxi.

Áreas que necessitam de maior tempo de resistência ao fogo: salas de TI e servidores, rotas de fuga e saídas de emergência, corredores, caixas de escadas, bunkers, galpões industriais e comerciais, escadas com necessidade de proteção ao fogo.

A chapa de Drywall Resistente ao fogo (RF) é também conhecida como “chapa rosa” e contém em sua composição, elementos como vermiculita e fibra de vidro, que possuem a propriedade de retardar a propagação das chamas, aumentando a sua resistência ao fogo.

A chapa rosa (RF) segue a norma ABNT NBR 14715:2010 e quanto ao seu comportamento no caso de incêndio, atende plenamente às exigências do Corpo de Bombeiros.

Viu como a instalação de Drywall é possível para diferentes ambientes?

Confira mais sobre estes e mais outros produtos Knauf neste link aqui.