Conheça Marcos Baru, artista traz suas inspirações para o estande da Knauf no BOOMSPDESIGN 2019

Nascido no bairro do Butantã em São Paulo, Marcos Baru, hoje com 42 anos vêm de uma família ligada à arte. Sua mãe, ceramista e pintora, seu pai pintor e sócio de uma gráfica e suas irmãs, uma artista plástica e outra designer gráfica, foram suas influências de infância. Em 1997, ingressou na Faculdade de Belas Artes formando no ano de 2011 no curso de Design de Produtos. Foi nesse ambiente imerso em arte que o artista começou suas primeiras criações: desenhando e pintando. Aliado a esse ambiente Marcos Baru ainda tem uma segunda maior paixão: viajar para o litoral do estado.

Aos 16 anos ingressou no curso de mergulho, em uma temporada de verão na cidade de Abrolhos, litoral sul da Bahia, e iniciando, assim, a carreira de mergulhador. Após dois anos, tornou-se instrutor em sua própria escola de mergulho.

“Esta paixão pelo mar e suas paisagens são hoje em dia o “oxigênio” da minha produção artística. A minha arte se mistura com a minha história de vida. ” explica Marcos Baru.

Com o conceito do fundo do mar, Baru traz estas inspirações para o seu trabalho, incluindo o momento de reflexão e autoconhecimento que é proporcionado pelo mergulho, onde ficamos em pleno silêncio observando um mundo subaquático “misterioso”, colorido e cheio de novas descobertas.

Sua arte é singular por suas formas e cores vivas que muitas vezes nos surpreendem com tanta riqueza e detalhes. “O fim de tarde, o anoitecer, o céu azul escuro estrelado e sem falar das cores na vida marinha, os corais riquíssimos em detalhes, os peixes e o oceano azul que muitas vezes não enxergamos o fim. A aquarela, as transparências e as “aguadas” com tinta acrílica, são as principais técnicas que utilizo, justamente por reproduzirem esta estética desejada.” completa Baru

Para sua criação no estande da Knauf do Brasil, no BOOMSPDESIGN 2019, podemos esperar uma arte não só sobre sustentabilidade, tema principal do evento deste ano, mas também sobre o silêncio proporcionado pelo Drywall Knauf.

“Acredito que eu possa colaborar com uma observação mais consciente das nossas atitudes, da riqueza que temos a nossa disposição e que se não olharmos atentamente, teremos cada vez menos recursos. Gosto da ideia de trazer aos visitantes, um olhar para dentro de nós mesmos e utilizar como meio, a própria observação da natureza, mesmo que seja através de uma forma mais abstrata. Mas tudo isso, a arte nos permite fazer.” finaliza Baru

 

Quer conhecer mais sobre o Marcos Baru, acesse as suas redes sociais:


Instagram: @marcosbaru
Facebook: facebook.com/marcosbaru.arte