Knauf do Brasil - Referência mundial em sistemas de construção a seco Knauf do Brasil

Knauf Knauf

Fórum internacional BoomSP Design começa hoje em São Paulo com lançamentos da indústria de arquitetura e design

Fórum internacional BoomSP Design começa hoje em São Paulo com lançamentos da indústria de arquitetura e design

Começa hoje, dia 27 de agosto, a 11ª edição do BoomSP Design – fórum internacional de arquitetura, design e arte – no Lounge Bienal, do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No local, projetado por Oscar Niemeyer, que imprimiu seu estilo característico nos diversos pilares redondos, o evento apresenta novas soluções da indústria de arquitetura e design para os atuais desafios das cidades brasileiras.

A construção civil, por exemplo, é um dos setores que mais empregam mão de obra no Brasil, com 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos, de acordo com pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas. Ao mesmo tempo, também é o segmento que mais consome recursos naturais, desde a produção de insumos até a execução da obra, apropriando-se de 75% do que é extraído do meio ambiente no Brasil. Na outra ponta, consome apenas entre 20% e 50% da matéria-prima, segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, gerando 60% do total de resíduos produzidos nas cidades brasileiras.

Para mudar este cenário, o caminho é investir em novos materiais de alta tecnologia, que desperdiçam menos recursos e produzem muito menos entulho, entregando ainda diversos benefícios. Uma opção são os sistemas de paredes e tetos em drywall, que acaba de ganhar um reforço com o lançamento, no BoomSP Design, da chapa Cleaneo com furação retangular aleatória. O Cleaneo é uma tecnologia desenvolvida pela multinacional alemã Knauf do Brasil (www.knauf.com.br) para proporcionar um alto nível de conforto acústico aos ambientes em que é instalado, seja como um sistema de teto ou até mesmo de parede.

Sua furação é um dos componentes que propicia a absorção do som, reduzindo o desconforto provocado pela reverberação de ruídos. Porém, é esta mesma furação que adiciona um fator extra: o visual surpreendente, que encanta aos olhos e possibilita projetar ambientes totalmente inovadores e contemporâneos. Para se ter uma ideia do efeito do Cleaneo e das diversas possibilidades que os sistemas em drywall proporcionam, a Knauf criou um projeto que reveste todo o BoomSP Design e promete chamar atenção na feira.

“As ações da Knauf no BoomSP Design foram planejadas para mostrar que, além de todos os atributos já conhecidos do drywall - como rapidez na obra, redução de resíduos e desempenho planejado -, esta tecnologia também pode entregar um resultado estético criativo e soluções para explorar um novo design e estilo arquitetônico para cada ambiente. E isso vale para todos os tipos de chapas, inclusive a Knauf Standard, modelo mais básico de nosso portfólio”, afirma Rodrigo Trevizani, Coordenador de Marketing e Produtos da Knauf do Brasil.

Logo na entrada do evento, um “corredor” de estruturas elípticas de Cleaneo suspensas no teto, com iluminação especial, dão as boas-vindas aos visitantes. Ao lado, a Knauf brinca com uma das principais marcas do local, os pilares redondos, e cria diversas novas colunas com chapas Standards em formato cilíndrico. Algumas, porém, estão cortadas próximas ao chão, tornando-as uma charmosa vitrine para os produtos expostos no evento. Logo atrás, outra fileira de “pilares” redondos estão “abertos” para que se possa ver sua estrutura por dentro, como os perfis de aço, e em seu interior estão outros objetos de diversos expositores do evento.

Dentro do estande da Knauf, a marca preparou uma experiência sensorial para o público: são três cabines, uma delas acessível, também em formato cilíndrico, completamente revestidas por Cleaneo por dentro, das paredes até o teto. Estas estruturas foram projetadas para ter alto desempenho tanto de isolamento acústico, impedindo que o som interno vaze para o exterior, quanto de absorção acústica, o que melhora a qualidade de uma conversa, por exemplo. A ideia é que as pessoas percebam o impacto de um ambiente com tratamento acústico, mesmo dentro de um evento movimentado e repleto de ruídos.

Outra referência do arquiteto Oscar Niemeyer, um pilar de base mais estreita que se abre em uma estrutura larga ao chegar ao teto, serve de base para mais uma intervenção da Knauf no evento. Um segundo pilar, no mesmo formato, mas em posição invertida, está instalado próximo ao palco onde acontecerão diversas palestras no evento. Todos os pilares e o estande da Knauf foram montados pela Éttore Premium Decor. No total, foram utilizadas cerca de 2.500 m2 de chapas Knauf drywall, incluindo as intervenções no evento e todos os estandes da feira. O processo de montagem dos sistemas em drywall levou somente 36 horas.

O evento, que vai até dia 29, quarta-feira, tem entrada franca, mas requer inscrições pelo site www.boomspdesign.com.br.