Resistência ao fogoOs sistemas Drywall Knauf podem ser configurados para atender a diferentes níveis de resistência e reação ao fogo.

Refere-se à estabilidade, à estanqueidade e ao isolamento térmico durante um determinado período de tempo em contato com o fogo. No Brasil, a classificação é dada a cada 30 minutos, ou seja: 30, 60, 90, 120, indicando o tempo que a parede resiste em caso de incêndio.

Estabilidade – No período considerado, a parede Drywall deve manter-se estável, sem desmoronar. Com isso, a integridade da edificação é mantida e o fogo não se propaga com rapidez.

Estanqueidade – No período considerado, não pode haver passagem de fumaça de um lado para o outro, preservando as pessoas, pois a fumaça pode asfixiar e/ou intoxicar.

Isolamento térmico – No período considerado, a temperatura da superfície da parede não pode ultrapassar um determinado valor em oC.

Os três quesitos são importantes para determinar o tempo que o sistema resiste ao fogo e são determinados em ensaios normatizados feitos em laboratórios certificados.

Reação ao fogo

Refere-se ao índice de propagação de chama (IP) e à densidade média óptica de fumaça (DM), indicando qual é o comportamento do material em contato com o fogo: tempo de propagação, produção ou não de gotejamento, quantidade de fumaça. Esses aspectos também são verificados em ensaios normatizados realizados em laboratórios certificados.

Paredes Knauf Os sistemas de paredes Drywall podem atingir  até 120 minutos de resistência ao fogo, dependendo do tipo e do número de chapas utilizadas. A seguir, são representados alguns sistemas de paredes Knauf e suas respectivas tabelas:

Sistemas W111

Sistemas W112, W115 e W116 (atentar-se à tabela de desempenho dos sistemas). Imagem ilustrativa do sistema W116.

Revestimentos Knauf Os sistemas Drywall de revestimentos podem atingir até 90 minutos de resistência ao fogo, dependendo do tipo e do número de chapas utilizado. A seguir, são representados alguns sistemas de revestimento Knauf e suas respectivas resistências ao fogo. Quanto à reação ao fogo, o sistema drywall é classificado em II A. É a mesma classificação dos sistemas de forros Knauf AMF de fibra mineral, com IP ≤25 e DM ≤ 450. Isso permite que sejam utilizados em compartimentações verticais e em forros e tetos.

Sistemas de Revestimentos W611, W623, W625, W626, W628.
Imagem ilustrativa do sistema W626.

Tetos Knauf Os sistemas Drywall de tetos podem atingir até 90 minutos de resistência ao fogo, dependendo do tipo e do número de chapas utilizadas. A seguir, são representados alguns sistemas Knauf e suas respectivas resistências ao fogo Obs: Não existem ensaios de resistência ao fogo em tetos no Brasil.

Sistema D112

Reação ao Fogo

Produtos Relacionados